Uma boa comunicação interna na empresa é fundamental para manter os colaboradores informados e motivados. Desse modo, eles conseguem ficar alinhados com os objetivos institucionais e, consequentemente, gerar resultados positivos. A utilização de vídeos para esse fim pode ser uma excelente escolha.

Os materiais audiovisuais costumam despertar mais o interesse das pessoas quando  comparados às demais mídias. Não é por menos que grande parte das marcas presentes nas redes sociais têm aumentado o investimento na produção de vídeos. Assim, elas conseguem mais visualização e engajamento em suas publicações.

Quer saber como utilizar os vídeos para melhorar a comunicação interna da sua empresa? Continue lendo e confira nossas dicas!

1. Faça vídeos de perguntas e respostas

Conteúdos com perguntas e respostas são ótimos para esclarecer pontos importantes. Imagine, por exemplo, entregar um texto enorme impresso em folhas sulfites aos funcionários para que eles entendam as diretrizes da instituição. É provável que muitos deles nem se deem ao trabalho de ler o documento. Seus colaboradores conseguem absorver o conteúdo com mais facilidade por meio dos vídeos.

2. Deixe seus conteúdos com um ar mais descontraído

É claro que seu objetivo principal deve ser a informação e não o entretenimento. Contudo, você pode transmitir a sua mensagem de maneira mais leve e menos cansativa. Pequenos cuidados, como cenário e linguagem empregada, ajudam a passar um ar de naturalidade para não deixar os membros da sua empresa entediados logo no primeiro minuto.

3. Ilustre o que está sendo narrado

Especialmente nos vídeos educativos, as ilustrações auxiliam os expectadores a entenderem melhor o teor da mensagem. As imagens devem ser utilizadas para complementar o áudio e facilitar a comunicação entre a empresa e seus colaboradores. Os vídeos animados são bons exemplos disso. Portanto, faça o uso de todos os recursos necessários para obter bons resultados.  

4. Dê voz aos colaboradores

O engajamento e a valorização dos funcionários são essenciais para o bom funcionamento do seu negócio. Sendo assim, você deve pensar em estratégias para incentivá-los a agirem de tal maneira e sentirem que estão sendo reconhecidos pelo bom trabalho. Vídeos com depoimentos dos colaboradores e respostas às perguntas frequentes são boas opções.

5. Utilize técnicas de storytelling

Além de tudo o que foi dito até agora, uma excelente forma de prender a atenção do público é contar boas histórias é nisso que consiste o storytelling. Quando você cria uma ligação emocional com os espectadores, as chances de imersão no conteúdo são maiores. No entanto, lembre-se que uma boa narrativa deve ter início, meio e fim. Logo, evite dar voltas para chegar a lugar nenhum.

6. Faça videoconferências

Nem sempre conseguimos nos expressar adequadamente apenas por meio de textos. O mesmo acontece com as ligações, ficamos limitados por não contarmos com recursos multimídias quando falamos ao telefone. Então, a melhor maneira de evitar ruídos na comunicação é realizar videoconferências. Assim, não há desentendimentos com seus colaboradores ou parceiros comerciais.

Como você pôde perceber, existem diversos modos de melhorar a comunicação interna da empresa utilizando vídeos. Não basta apenas transmitir uma mensagem, é preciso se certificar que o receptor, de fato, entenderá o assunto difundido. Além do mais, com essa estratégia você consegue prender a atenção do público-alvo.

Quer ser notificado por e-mail quando publicarmos um conteúdo novo? Assine nossa newsletter!