Os hábitos pessoais invadiram as tendências corporativas. Hoje em dia, não existe uma só maneira para as empresas abordarem e interagirem com os seus consumidores. Exemplo disso são os diversos tipos de vídeos institucionais que podem ajudar na divulgação da sua marca.

Eles não precisam mais ser longos, com a narração exclusivamente morna e grave: a revolução digital demanda fluidez, objetividade e identificação — e boa dose de criatividade no processo.

Pois então, aliar o poder do audiovisual para explorar os diferenciais de sua marca por meio dos diversos tipos de vídeos institucionais é uma excelente pedida! E, ao longo deste artigo, vamos entender quais são os principais deles para você se inspirar. Boa leitura!

O que é um vídeo institucional?

Trata-se de uma poderosa ferramenta de comunicação corporativa. Ela ajuda a apresentar a identidade de uma empresa, os seus valores e diferenciais, e também a divulgar novidades e fortalecer a marca no mercado. Vídeos institucionais são o espelho da empresa.

Só que o principal desafio, atualmente, é o alinhamento do DNA corporativo com o perfil do seu público-alvo. Esse é o caminho para garantir que os seus vídeos sejam visualizados e obtenham o devido engajamento — como compartilhamentos e comentários em suas postagens.

Qual é a sua importância?

Antes de chegarmos aos tipos de vídeos institucionais vale entender o poder dessa ferramenta para impulsionar a sua marca.

Pense nos vídeos como instrumentos versáteis, que podem comunicar o seu público-alvo de uma maneira criativa, objetiva e eficaz. Especialmente porque o consumo de vídeos está entre as principais tendências digitais.

É possível, então, fazer uma campanha de marketing viral com apenas alguns segundos de exibição na tela. Tudo isso, com estratégias acessíveis e que podem ajudar a gerar identificação e associações imediatas à sua marca quando o vídeo for exibido novamente.

Só que existem outros motivos que deveriam fazer você considerar o uso de um ou mais tipos de vídeos institucionais em sua rotina, como:

  • contribui com o posicionamento de marca e na manutenção da sua empresa como autoridade em determinado assunto;
  • tem o poder de emocionar, impactar e engajar a sua audiência;
  • galga o seu negócio a um posicionamento mais moderno e devidamente alinhado às tendências que o seu público já está habituado a consumir;
  • trata-se de um investimento acessível e que pode ser atemporal, considerando a relevância das suas estratégias de conteúdo ao longo do tempo;
  • poderosa ferramenta de comunicação que permite concisão e clareza na organização de ideias, com boa dose de criatividade;
  • maneira eficaz de humanizar a sua marca e de fortalecer o relacionamento com o consumidor, estabelecendo transparência na forma de se apresentar e portar-se no mercado;
  • possui um apelo positivo de influência no consumidor.

Pois se parecem existir motivos múltiplos para você embarcar na produção audiovisual da sua marca, é hora de conhecer os diferentes tipos de vídeos institucionais que estão pipocando no mundo digital!

Quais são os 6 tipos de vídeos institucionais?

Abaixo, vamos elencar alguns dos tipos de vídeos institucionais mais usados pelas empresas — independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Descubra quais deles têm mais a ver com o DNA de sua empresa e o perfil do seu consumidor:

1. Depoimento

O marketing boca a boca é ainda uma das maneiras mais poderosas para divulgar o seu negócio. E, por meio do depoimento, que é um dos principais tipos de vídeos institucionais, você coloca o seu consumidor satisfeito na frente das câmeras.

É ele quem vai dizer o que o seu produto ou serviço faz, de fato, e que as promessas feitas pela sua empresa foram devidamente cumpridas — quem sabe, superadas.

Você também pode fazer uso desse modelo de vídeo institucional como ferramenta de motivação. Um exemplo: por meio de depoimentos de ex-funcionários, você mostra a relação que o seu negócio tem com as pessoas que passaram por ali, estreitando ainda mais os laços com os seus colaboradores.

2. Social

Campanha institucional que tem como objetivo principal a divulgação de um tipo de comprometimento que a sua empresa firme com causas sociais.

Uma maneira simples e poderosa de mostrar o engajamento da marca com questões de preocupação coletiva, e que ajudam a fortalecê-la ainda mais no seu segmento de atuação.

3. Cultural

A cultura organizacional de uma empresa, hoje em dia, é crucial para que profissionais queiram estar ali, e que os consumidores a tenham sempre na memória.

Para isso, entre os diversos tipos de vídeos institucionais, o modelo cultural agrega mais por evidenciar alguma perspectiva que o empreendimento defenda. Assim, atrai pessoas com visões idênticas ou similares, que ficam a par dos trabalhos que a empresa faz nesse sentido.

4. Animação

Os vídeos animados estão — e sempre estiveram — entre os principais tipos de vídeos institucionais. Algo que se explica pelo apelo flexível para encantar a diversos públicos ao mesmo tempo.

Sem falar que eles são práticos, pois permitem o uso de elementos gráficos com facilidade. Para apresentar os resultados da empresa é uma excelente ferramenta, por exemplo. Só que o destaque mesmo fica por conta da criatividade que pode ser explorada com um orçamento mais acessível, do que comparado com gravações em estúdio.

5. Endomarketing

Com a intenção de inspirar, motivar e, até mesmo, lapidar as capacidades e habilidades dos colaboradores? Então, o endomarketing é a técnica perfeita para isso!

E, por meio dos vídeos, a sua mensagem pode ser transmitida com rapidez, facilidade e elevado poderio de absorção da sua audiência. Vale investir na ideia!

6. Transmissão ao vivo

Para finalizar a nossa lista com os diferentes tipos de vídeos institucionais, as populares e modernas transmissões ao vivo!

Elas são, acima de tudo, versáteis, porque podem ser usadas para divulgar uma novidade, realizar ações engajamento com o público e também para criar um elemento de descontração para apresentar os bastidores da empresa.

Deu para perceber o quanto cada um desses tipos de vídeos institucionais podem ajudar efetivamente no desenvolvimento da sua marca?

Agora, para entender melhor como essas produções podem valorizar cada centavo do seu investimento, entre em contato conosco e saiba como podemos construir uma valiosa estratégia de conteúdo audiovisual para o seu negócio!