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6 dicas para melhorar a comunicação interna na empresa com vídeos

Uma boa comunicação interna na empresa é fundamental para manter os colaboradores informados e motivados. Desse modo, eles conseguem ficar alinhados com os objetivos institucionais e, consequentemente, gerar resultados positivos. A utilização de vídeos para esse fim pode ser uma excelente escolha.

Os materiais audiovisuais costumam despertar mais o interesse das pessoas quando  comparados às demais mídias. Não é por menos que grande parte das marcas presentes nas redes sociais têm aumentado o investimento na produção de vídeos. Assim, elas conseguem mais visualização e engajamento em suas publicações.

Quer saber como utilizar os vídeos para melhorar a comunicação interna da sua empresa? Continue lendo e confira nossas dicas!

1. Faça vídeos de perguntas e respostas

Conteúdos com perguntas e respostas são ótimos para esclarecer pontos importantes. Imagine, por exemplo, entregar um texto enorme impresso em folhas sulfites aos funcionários para que eles entendam as diretrizes da instituição. É provável que muitos deles nem se deem ao trabalho de ler o documento. Seus colaboradores conseguem absorver o conteúdo com mais facilidade por meio dos vídeos.

2. Deixe seus conteúdos com um ar mais descontraído

É claro que seu objetivo principal deve ser a informação e não o entretenimento. Contudo, você pode transmitir a sua mensagem de maneira mais leve e menos cansativa. Pequenos cuidados, como cenário e linguagem empregada, ajudam a passar um ar de naturalidade para não deixar os membros da sua empresa entediados logo no primeiro minuto.

3. Ilustre o que está sendo narrado

Especialmente nos vídeos educativos, as ilustrações auxiliam os expectadores a entenderem melhor o teor da mensagem. As imagens devem ser utilizadas para complementar o áudio e facilitar a comunicação entre a empresa e seus colaboradores. Os vídeos animados são bons exemplos disso. Portanto, faça o uso de todos os recursos necessários para obter bons resultados.  

4. Dê voz aos colaboradores

O engajamento e a valorização dos funcionários são essenciais para o bom funcionamento do seu negócio. Sendo assim, você deve pensar em estratégias para incentivá-los a agirem de tal maneira e sentirem que estão sendo reconhecidos pelo bom trabalho. Vídeos com depoimentos dos colaboradores e respostas às perguntas frequentes são boas opções.

5. Utilize técnicas de storytelling

Além de tudo o que foi dito até agora, uma excelente forma de prender a atenção do público é contar boas histórias é nisso que consiste o storytelling. Quando você cria uma ligação emocional com os espectadores, as chances de imersão no conteúdo são maiores. No entanto, lembre-se que uma boa narrativa deve ter início, meio e fim. Logo, evite dar voltas para chegar a lugar nenhum.

6. Faça videoconferências

Nem sempre conseguimos nos expressar adequadamente apenas por meio de textos. O mesmo acontece com as ligações, ficamos limitados por não contarmos com recursos multimídias quando falamos ao telefone. Então, a melhor maneira de evitar ruídos na comunicação é realizar videoconferências. Assim, não há desentendimentos com seus colaboradores ou parceiros comerciais.

Como você pôde perceber, existem diversos modos de melhorar a comunicação interna da empresa utilizando vídeos. Não basta apenas transmitir uma mensagem, é preciso se certificar que o receptor, de fato, entenderá o assunto difundido. Além do mais, com essa estratégia você consegue prender a atenção do público-alvo.

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Entenda agora a diferença entre publicidade e propaganda

Ainda que muitas pessoas tratem publicidade e propaganda como sinônimos, mesmo no meio profissional, o conceito de ambas é diferente e merece atenção. É importante ressaltar que as áreas têm propósitos distintos, apesar de serem ferramentas promocionais para a divulgação de serviços ou produtos.

Mas afinal, você sabe qual é a real diferença entre publicidade e propaganda? Neste post vamos esclarecer o que cada uma significa, apresentar seus objetivos e dar exemplos para você não errar nunca mais. Confira!

O que é publicidade?

Vamos começar pela etimologia da palavra. Publicidade vem do latim publicus, que significa tornar algo público. Ela é voltada exclusivamente para a comunicação comercial, ou seja, quando uma empresa ou organização deseja promover seus produtos ou serviços para convencer o público a adquiri-los.

A publicidade utiliza diversos meios de comunicação para divulgar sua mensagem, como rádio, TV, revistas, internet e jornais. Somos bombardeados a todo momento por marcas, produtos e serviços dizendo o que precisamos e o que eles oferecem.

Com isso, podemos concluir que a publicidade tem o objetivo de captar a atenção do consumidor com a esperança de convertê-los em clientes. Geralmente, para que isso ocorra, as empresas contratam agências de publicidade que terão a função de encontrar formas mais criativas para divulgar os serviços e/ou produtos da contratante.

Por exemplo: quando determinada empresa de roupas deseja lançar uma coleção nova, ela contrata uma agência de publicidade para criar layouts, vídeos, textos, áudios etc. Depois, o cliente aprova toda a estratégia e o material passa a circular nos veículos de comunicação para atrair nossa atenção e nos convencer a comprar os produtos.

O que é propaganda?

Propaganda vem do latim propagare, que significa propagar. Ao contrário da publicidade, que tem interesses comerciais, a propaganda é utilizada por organizações ou pessoas que desejam propagar uma ideologia, doutrina ou conceitos. Ela é focada no psicológico das pessoas, visando alcançar suas emoções e opiniões.

Para que isso aconteça, a propaganda utiliza de diversos meios de comunicação como rádio, TV, panfletos, internet, revistas e jornais. A diferença da publicidade está apenas em seu conteúdo.

Podemos concluir que a propaganda tem como objetivo chamar sua atenção para que você faça parte do mesmo pensamento que eles. É focada totalmente em suas emoções e busca atingir o público por meio de valores morais, religiosos, culturais etc.

Campanhas eleitorais são exemplos práticos de propaganda. Os candidatos fazem de tudo para alcançar os eleitores a partir de campanhas emocionais, religiosas, culturais, entre outras formas. São os caminhos que eles encontram para gerar identificação com o público por meio de ideologias.

Outros exemplos de propagandas são as campanhas de alistamento militar. Elas não têm o objetivo de vender algo, mas alertar para uma necessidade real. Assim, utilizam mecanismos e frases de efeito para gerar a vontade nos jovens de fazer parte da história do país.

Atualmente, o vídeo é a preferência da população para consumir informação. Por isso, apesar da diferença entre publicidade e propaganda, saiba que ambas utilizam essa ferramenta como estratégia para alcançar o público-alvo. Um vídeo criativo e bem produzido é fundamental para o sucesso da campanha da empresa.

Agora que você sabe a diferença entre as áreas citadas e que os vídeos estão entre os principais veículos para divulgação, saiba por que deve usar vídeos animados em sua estratégia de marketing.

Vídeo em motion graphics: como podem ser aplicados nas empresas?

Se você costuma bolar campanhas de marketing de grande alcance, muito provavelmente já conhece os benefícios do vídeo e sabe como ele pode atrair clientes para o seu negócio. Afinal, além de ser uma forma de chamar a atenção do público, os conteúdos audiovisuais conseguem transmitir as mensagens de maneira clara e eficiente.

Graças à internet e às redes sociais, ficou mais fácil produzir e disseminar esses materiais: qualquer pessoa consegue gravar um vídeo em poucos segundos com a câmera do smartphone e publicá-los online. Existem diversos modelos que podem ser explorados pela sua empresa. Hoje falaremos especificamente sobre o vídeo em motion graphics.

Mas saiba que é possível ser mais criativo do que isso sem precisar de uma megaprodução! Continue a leitura e entenda o que é motion graphics, quais são seus benefícios e quais formatos podem ser explorados pela sua empresa.

O que é um vídeo em motion graphics?

Resumidamente, podemos dizer que é a união do design gráfico com o cinema. Trata-se de uma técnica de animação que dá movimento aos elementos inseridos no material audiovisual. Assim, você consegue passar uma ideia bem elaborada de modo bastante simples.

Esse recurso, apesar de ser uma tendência de marketing atual, já existe há muito tempo. Ele sempre foi utilizado em vinhetas de programas de TV e filmes, por exemplo, mas agora também identificamos o motion graphics em campanhas publicitárias, videoclipes e outros.   

Sua produção consiste em reunir imagens, áudios e textos em um software, como o After Effects, dando vida a esses elementos e contando uma história. Desse modo, a criação é realizada de maneira mais ágil e menos onerosa, se comparada a outros tipos de produção.

Como ele pode contribuir para a imagem da empresa?

Em geral, os vídeos são atraentes aos olhos do público e geram bastante engajamento. Ao optar pelo em motion graphics, você consegue obter um grande impacto visual devido às possibilidades que esse método proporciona. Com os inúmeros recursos de áudio e vídeo, é possível criar um conteúdo didático e aumentar a compreensão da mensagem.

Vale lembrar também que o custo com atores, locação e equipamentos de filmagem são acessíveis ou inexistentes (no caso de uma produção completamente digital, por exemplo), fator que otimiza a verba para a produção. Isso significa que, dependendo do objetivo da ação, você será capaz produzir uma grande quantidade maior de materiais por um valor menor.    

Quais são os principais formatos de motion graphics?

3D

Os vídeos em terceira dimensão proporcionam uma profundidade maior por meio de sombras, texturas e reflexos. Essa técnica confere um ar de realismo à campanha, simulando inclusive movimentos de câmera similares aos do cinema. Apesar de ser mais impactante, o 3D requer um pouco mais de trabalho, o que exige um investimento um pouco maior.

Flat

Ao contrário do formato anterior, o flat elimina as sombras, reflexos e iluminação, gerando uma imagem chapada. Os elementos aqui são mais simples e dão clareza ao conteúdo. Quando assistimos a um vídeo flat, temos a sensação de modernidade e inovação. De modo geral, esses materiais são mais fáceis de serem produzidos e apresentam um custo menor.

Whiteboard animation

A whiteboard animation (ou animação em quadro branco, em tradução livre) é uma das formas mais didáticas de apresentar um conteúdo. Por meio dele, você consegue tornar um assunto complexo em algo compreensível — é como se um professor estivesse explicando uma matéria para seus alunos. Enquanto o narrador conta a história, as imagens vão se formando no quadro que está na tela.

Como você pôde perceber, o vídeo em motion graphics pode ser utilizado por empresas de qualquer tamanho e segmento. Há diversas possibilidades a serem exploradas por meio dessa técnica: o importante é construir uma imagem positiva para a sua marca sem precisar de uma produção hollywoodiana.

E você, o que acha dos vídeos que utilizam esse recurso? Lembrou de alguma novidade que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários!  

Você sabe o que é roteiro? A gente explica!

Noa mesa do bar, no marketing digital e no audiovisual: são poucos os que conseguem contar uma história com começo, meio e fim no completo improviso — e ainda receber elogios. O resto do mundo, entretanto, precisa saber o que é roteiro antes de tomar fôlego.

Afinal de contas, a capacidade de causar impacto e emoções distintas na sua audiência é uma arte. Só que toda manifestação artística exige planejamento e uma orientação, por menor que seja, para o artista. É aí que entra o papel do roteiro.

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é roteiro e a sua relevância na produção de vídeos, além de apontar algumas dicas para montar o seu e colher, na prática, os benefícios dessa estratégia para o seu negócio. Boa leitura!

O que é roteiro?

Ao idealizar um vídeo, você deve saber, antecipadamente, qual é a mensagem principal da sua história, em quanto tempo ela vai ser transmitida e qual será o processo lógico de filmagem.

Por meio do roteiro, você tem um guia que explica como o seu vídeo vai ser feito. Podemos considerá-lo um mapa com toda a narrativa e o descritivo da história, para que os profissionais envolvidos na produção traduzam a ideia em enquadramentos, cenas e diálogos fiéis.

Logo, é fácil perceber o que é roteiro e onde ele se encaixa na produção audiovisual: ele está na etapa preliminar, antes mesmo de gravar qualquer cena.

Qual é a importância do roteiro?

Agora que vimos o que é roteiro, vamos nos aprofundar na importância desse documento para aumentar o potencial do seu vídeo?

Pense que as grandes cenas da história do cinema só foram perfeitamente executadas porque, antes, os diretores geral e de fotografia tinham em mãos o roteiro e sabiam toda a essência por trás daquela cena. A intenção, a emoção, o objetivo… Tudo já esclarecido.

Com isso, o roteiro permite que os produtores audiovisuais “visualizem” a cena antes de filmá-la. Só que essa não é a única parte relevante em saber o que é roteiro, afinal, ele também é essencial para outras questões, como:

  • facilitar a logística do cronograma de filmagens, antevendo a ordem mais econômica e objetiva para filmagens em menos tempo e com menos imprevistos;
  • evitar que ideias sejam filmadas da maneira errada ou que contenha conceitos redundantes;
  • permitir um planejamento maior para a sua estratégia de conteúdo;
  • reduzir o retrabalho por ter que filmar novamente algo que faltou, na realização do vídeo, e para dar mais consistência ou coerência à produção;
  • auxiliar no processo de pós-produção, quando o material bruto passar pela edição e finalização.

Dessa maneira, seja para um vídeo institucional, um roteiro publicitário ou uma animação, entender o que é roteiro ajuda a otimizar, ao máximo, o seu tempo e investimento para produzir um vídeo mais rápido, com economia e de acordo com os seus objetivos!

Vale destacar, também, a importância de produzir vídeos que realmente impactem a sua audiência. Afinal, mais de um bilhão de horas são visualizados, no YouTube, todos os dias! É essencial produzir um conteúdo relevante e que desperte o interesse do seu consumidor em meio a tantos outros vídeos.

Como fazer um bom roteiro?

Para fazer o seu vídeo viralizar, é inegável a importância de um bom roteiro, em primeiro lugar. A seguir, destacamos alguns elementos prévios que ajudam na elaboração de um material rico para o seu público-alvo:

  • objetivo do vídeo;
  • perfil do público-alvo;
  • prazo para a sua execução;
  • orçamento;
  • formato de vídeo;
  • abordagem (formal ou informal);
  • locações para a filmagem (em locais externos ou em estúdio).

Com essas informações, você já encontra os parâmetros iniciais para criar uma ideia que caiba no orçamento e prazos estipulados. Já tem também um direcionamento inicial a respeito do conceito da mensagem que será transmitida.

Além disso, é crucial que você entenda o perfil do seu consumidor. De nada adianta a criação de um melodrama, por exemplo, se o seu público consome exclusivamente vídeos leves e bem-humorados. Some a isso as nossas dicas abaixo:

Características de um bom roteiro

Especialmente, em uma época de urgências promovidas pelo dinamismo da era digital, você tem que cativar o espectador logo nos primeiros segundos. Não há tempo para “enrolar”, senão o usuário abandona o seu vídeo e parte para o conteúdo seguinte.

Concisão, objetividade e criatividade, então, são os elementos que você deve equilibrar ao longo do roteiro. Além disso, convém saber tudo a respeito das técnicas de storytelling. A arte de contar uma história que emocione, em poucos segundos, é um desafio que só tende a ser enriquecido pelas boas práticas do storytelling.

Quais são os riscos em produzir um vídeo sem roteiro?

Antes de finalizar o nosso artigo sobre o que é roteiro e a sua relevância para o audiovisual, vamos entender quais são os problemas em filmar sem esse guia nas mãos? Para facilitar, reunimos os principais riscos em uma lista que pode servir de checklist para você:

  • o planejamento se torna secundário, já que ninguém vai saber a ordem para filmar as cenas — e sequer saber quais são, de fato, as cenas do vídeo;
  • o orçamento corre sério risco de estourar, pois o roteiro ajuda na logística do cronograma de filmagens;
  • a sequência de ideias pode perder a sua lógica e o poder de impacto com a sua audiência;
  • o tempo de produção da sua equipe é desvalorizado, já que o roteiro ajuda na otimização do trabalho;
  • o retorno pode sair abaixo do esperado, e os elevados custos de produção vão se traduzir em mais prejuízos para o seu negócio.

Ou seja: entender o que é roteiro é apenas uma das partes essenciais para estabelecer uma rotina de produção de vídeos. É ainda mais relevante saber como produzi-lo e fazer uso desse documento para agregar muito mais valor à sua marca, que tem como objetivo encantar a sua audiência por meio do audiovisual.

Se está se perguntando quais ideias podem gerar mais audiência para o seu empreendimento, convidamos você a conferir também os 6 tipos de vídeos que a sua empresa pode explorar!

6 tipos de vídeos institucionais que você precisa conhecer

Os hábitos pessoais invadiram as tendências corporativas. Hoje em dia, não existe uma só maneira para as empresas abordarem e interagirem com os seus consumidores. Exemplo disso são os diversos tipos de vídeos institucionais que podem ajudar na divulgação da sua marca.

Eles não precisam mais ser longos, com a narração exclusivamente morna e grave: a revolução digital demanda fluidez, objetividade e identificação — e boa dose de criatividade no processo.

Pois então, aliar o poder do audiovisual para explorar os diferenciais de sua marca por meio dos diversos tipos de vídeos institucionais é uma excelente pedida! E, ao longo deste artigo, vamos entender quais são os principais deles para você se inspirar. Boa leitura!

O que é um vídeo institucional?

Trata-se de uma poderosa ferramenta de comunicação corporativa. Ela ajuda a apresentar a identidade de uma empresa, os seus valores e diferenciais, e também a divulgar novidades e fortalecer a marca no mercado. Vídeos institucionais são o espelho da empresa.

Só que o principal desafio, atualmente, é o alinhamento do DNA corporativo com o perfil do seu público-alvo. Esse é o caminho para garantir que os seus vídeos sejam visualizados e obtenham o devido engajamento — como compartilhamentos e comentários em suas postagens.

Qual é a sua importância?

Antes de chegarmos aos tipos de vídeos institucionais vale entender o poder dessa ferramenta para impulsionar a sua marca.

Pense nos vídeos como instrumentos versáteis, que podem comunicar o seu público-alvo de uma maneira criativa, objetiva e eficaz. Especialmente porque o consumo de vídeos está entre as principais tendências digitais.

É possível, então, fazer uma campanha de marketing viral com apenas alguns segundos de exibição na tela. Tudo isso, com estratégias acessíveis e que podem ajudar a gerar identificação e associações imediatas à sua marca quando o vídeo for exibido novamente.

Só que existem outros motivos que deveriam fazer você considerar o uso de um ou mais tipos de vídeos institucionais em sua rotina, como:

  • contribui com o posicionamento de marca e na manutenção da sua empresa como autoridade em determinado assunto;
  • tem o poder de emocionar, impactar e engajar a sua audiência;
  • galga o seu negócio a um posicionamento mais moderno e devidamente alinhado às tendências que o seu público já está habituado a consumir;
  • trata-se de um investimento acessível e que pode ser atemporal, considerando a relevância das suas estratégias de conteúdo ao longo do tempo;
  • poderosa ferramenta de comunicação que permite concisão e clareza na organização de ideias, com boa dose de criatividade;
  • maneira eficaz de humanizar a sua marca e de fortalecer o relacionamento com o consumidor, estabelecendo transparência na forma de se apresentar e portar-se no mercado;
  • possui um apelo positivo de influência no consumidor.

Pois se parecem existir motivos múltiplos para você embarcar na produção audiovisual da sua marca, é hora de conhecer os diferentes tipos de vídeos institucionais que estão pipocando no mundo digital!

Quais são os 6 tipos de vídeos institucionais?

Abaixo, vamos elencar alguns dos tipos de vídeos institucionais mais usados pelas empresas — independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Descubra quais deles têm mais a ver com o DNA de sua empresa e o perfil do seu consumidor:

1. Depoimento

O marketing boca a boca é ainda uma das maneiras mais poderosas para divulgar o seu negócio. E, por meio do depoimento, que é um dos principais tipos de vídeos institucionais, você coloca o seu consumidor satisfeito na frente das câmeras.

É ele quem vai dizer o que o seu produto ou serviço faz, de fato, e que as promessas feitas pela sua empresa foram devidamente cumpridas — quem sabe, superadas.

Você também pode fazer uso desse modelo de vídeo institucional como ferramenta de motivação. Um exemplo: por meio de depoimentos de ex-funcionários, você mostra a relação que o seu negócio tem com as pessoas que passaram por ali, estreitando ainda mais os laços com os seus colaboradores.

2. Social

Campanha institucional que tem como objetivo principal a divulgação de um tipo de comprometimento que a sua empresa firme com causas sociais.

Uma maneira simples e poderosa de mostrar o engajamento da marca com questões de preocupação coletiva, e que ajudam a fortalecê-la ainda mais no seu segmento de atuação.

3. Cultural

A cultura organizacional de uma empresa, hoje em dia, é crucial para que profissionais queiram estar ali, e que os consumidores a tenham sempre na memória.

Para isso, entre os diversos tipos de vídeos institucionais, o modelo cultural agrega mais por evidenciar alguma perspectiva que o empreendimento defenda. Assim, atrai pessoas com visões idênticas ou similares, que ficam a par dos trabalhos que a empresa faz nesse sentido.

4. Animação

Os vídeos animados estão — e sempre estiveram — entre os principais tipos de vídeos institucionais. Algo que se explica pelo apelo flexível para encantar a diversos públicos ao mesmo tempo.

Sem falar que eles são práticos, pois permitem o uso de elementos gráficos com facilidade. Para apresentar os resultados da empresa é uma excelente ferramenta, por exemplo. Só que o destaque mesmo fica por conta da criatividade que pode ser explorada com um orçamento mais acessível, do que comparado com gravações em estúdio.

5. Endomarketing

Com a intenção de inspirar, motivar e, até mesmo, lapidar as capacidades e habilidades dos colaboradores? Então, o endomarketing é a técnica perfeita para isso!

E, por meio dos vídeos, a sua mensagem pode ser transmitida com rapidez, facilidade e elevado poderio de absorção da sua audiência. Vale investir na ideia!

6. Transmissão ao vivo

Para finalizar a nossa lista com os diferentes tipos de vídeos institucionais, as populares e modernas transmissões ao vivo!

Elas são, acima de tudo, versáteis, porque podem ser usadas para divulgar uma novidade, realizar ações engajamento com o público e também para criar um elemento de descontração para apresentar os bastidores da empresa.

Deu para perceber o quanto cada um desses tipos de vídeos institucionais podem ajudar efetivamente no desenvolvimento da sua marca?

Agora, para entender melhor como essas produções podem valorizar cada centavo do seu investimento, entre em contato conosco e saiba como podemos construir uma valiosa estratégia de conteúdo audiovisual para o seu negócio!

Passo a passo para criar canal no Youtube

Uma plataforma que é alimentada por 400 horas de vídeos em um só minuto, com mais de um bilhão de usuários cadastrados é, com certeza, a fórmula do sucesso. E se você já se deu conta disso e deseja saber como criar canal no YouTube, veio ao lugar certo!

Neste artigo, vamos apresentar um passo a passo para você inserir os diferenciais da sua marca ao criá-lo. Para isso, exploraremos desde o primeiro acesso a sua conta até a viralização dos seus conteúdos audiovisuais. Confira e antecipe-se à concorrência fazendo parte do enorme tráfego gerado pelas estratégias de vídeos na internet!

Por que investir no YouTube?

Primeiramente, porque o YouTube está entre as 5 redes sociais mais populares do Brasil. Isso, por si só, já faz com que o seu canal esteja próximo do seu público-alvo. Contudo, existem ainda outras vantagens. Veja:

  • fácil integração com outras plataformas e redes sociais, como o Facebook e o WordPress;
  • possibilidade de monetização;
  • melhora o SEO da sua marca com as estratégias de conteúdo;
  • estimula o engajamento do seu público-alvo;
  • ajuda a gerar presença digital e a expandir o seu negócio;
  • não é necessário nenhum pagamento para publicar um vídeo na plataforma.

Que tal descobrirmos, então, como criar canal no YouTube e desfrutar o quanto antes desses benefícios?

Como criar canal no YouTube?

Abaixo, vamos destacar um passo a passo bem completo para você criar o seu canal no YouTube e usá-lo rapidamente para se diferenciar da concorrência. São eles:

Tenha uma conta no Google

O primeiro passo para fazer uma conta no YouTube consiste em criar — ou acessar a sua — uma conta no Google. É um processo gratuito, que exige apenas os seus dados, ou o da empresa para dar acesso não apenas à plataforma de vídeos, mas também a outras ferramentas, como o Gmail e o Google Adwords, por exemplo.

Com a conta criada, acesse a página inicial do YouTube e clique em “fazer login”. Isso guiará você a página de configurações da sua conta. Na parte inferior da tela você encontrará o botão “criar um novo canal”. Clique nele.

Trabalhe nas configurações do seu canal no YouTube

Aqui, você pode decidir quantas pessoas terão acesso à conta, se os vídeos serão sincronizados com o Google+ (a rede social exclusiva da empresa) e com o Google Meu Negócio. Quando as personalizações forem feitas, basta clicar em “criar” e o seu canal no YouTube estará pronto para uso!

Invista na customização do canal

Criar canal no YouTube não é o fim do trabalho e sim primeira etapa para obter todo o poder de um vídeo para o seu negócio. Existem aspectos que devem ser trabalhados antes da publicação do primeiro conteúdo, como:

  • clique na opção “adicionar arte do canal”, para fazer o upload de um banner da sua empresa na parte superior da tela, para que a sua audiência veja-o sempre que acessar o canal;
  • crie imagens que tenham a ver com a identidade visual da sua marca. Isso ajuda na humanização e na rápida identificação do público;
  • adicione uma descrição em texto do seu canal. Procure fazer algo criativo, cativante e que se relacione com o que o seu público-alvo procura  — faça isso em até 1.000 caracteres, pois é o limite proposto pela plataforma;
  • carregue um avatar (uma versão mais simplificação do logo) e a personalização está feita!

Vale reforçar a importância dessa etapa de customização: é ela quem vai agregar personalidade ao seu canal no YouTube. Com tanta concorrência, as marcas precisam gerar um diferencial de fácil assimilação e lembrança do público. Desse modo, o público vai se lembrar do seu canal antes de recorrer aos concorrentes do seu negócio. Uma maneira simples, acessível e funcional de criar um relacionamento mais sólido com o consumidor.

Pense bem antes de excluir o canal no YouTube

Se por algum motivo estiver pensando em excluir o canal, tenha em mente que existe a opção de ocultá-lo temporariamente. Isso pode ser fundamental caso esteja planejando novidades na sua plataforma, não havendo a necessidade de excluí-lo para começar um novo.

Sem falar que, ao fazer isso, você não perde todas as métricas acumuladas até aqui, bem como os vídeos já publicados e todo o histórico do seu canal no YouTube. Lembre-se que, atualmente, tudo é mensurável, e são esses dados que lhe permitem compor uma estratégia constantemente atrativa para a sua audiência.

Pronto! Essas são as informações principais que você precisa saber para criar um canal no YouTube, contudo, algumas dicas simples podem ser valiosas na sua elaboração. Prossiga!

Como acertar na personalização do canal desde o princípio?

Abaixo, vamos apresentar algumas dicas rápidas e práticas de aplicar, para que você planeje e tenha muito mais resultados com o seu canal no YouTube. Confira!

  • pense em um nome para o seu canal, que seja fácil de lembrar e de digitar;
  • trabalhe na identidade visual. Além dos vídeos, o usuário vai se recordar das cores que você usa e também na abordagem utilizada. Sem falar que, com isso, você cria uma fácil integração com suas outras páginas, como as redes sociais ou o blog;
  • acompanhe constantemente as métricas do seu canal e aprimore suas ações e estratégias a partir dessas análises;
  • invista, se possível, em equipamentos profissionais e fique de olho nas tendências em vídeo marketing;
  • mantenha um olhar analítico ao que a concorrência tem produzido. Isso ajuda a gerar diversos insights para o seu canal no YouTube;
  • trabalhe o SEO do seu canal por meio dos títulos, descrições dos vídeos, imagens e tags usadas;
  • integre o seu canal com suas outras redes sociais.

Viu como são dicas facilmente aplicáveis na construção do seu canal no YouTube? Lembre-se que essas ações são incessantes e estão sempre em transformação. Portanto, fique atento a essas mudanças para se antecipar à concorrência.

Se estiver em busca de mais dicas para criar canal no YouTube e mantê-lo com a audiência elevada, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades em primeira mão!