Quem investe em marketing digital há um bom tempo sabe bem como essa área sofre mudanças constantes. Quando não surge uma nova rede social, aparecem funcionalidades que mexem com a forma de interação entre os usuários. Presenciamos recentemente uma das últimas transformações: a utilização do Instagram Stories para empresas.

Não é novidade que cada mídia exige uma estratégia diferente para alcançar bons resultados. Contudo, ela deve ser repensada toda vez que um recurso novo é implementado. A simples adição de um botão de reações em posts do Facebook, por exemplo, é capaz de se tornar uma oportunidade para aumentar o engajamento.

Portanto, neste artigo, apresentaremos as principais vantagens do Instagram Stories para empresas e as práticas mais indicadas para atrair clientes. Continue lendo e confira!

O que é o Instagram Stories?

O Instagram já se tornou uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros, com 67 milhões de usuários. Ele foi lançado em outubro de 2010, mas somente em 2016 a funcionalidade Stories (ou História em português) foi implementada.

Em vez de fotos e vídeos que ficam visíveis em seu perfil por tempo indeterminado, o modo Stories permite visualizar os conteúdos apenas por um período de 24 horas. Outra diferença é que as publicações não podem durar mais que 15 segundos. Logo, se você quer passar uma mensagem, é preciso ser objetivo.

Quais são as vantagens do Stories para as empresas?

Proximidade com o público

Os conteúdos publicados no Stories, em geral, são espontâneos, sem grandes produções. Você pode utilizar o seu smartphone no modo selfie para mandar uma mensagem ao público, mostrar os bastidores da sua empresa ou até mesmo fazer uma live para responder às dúvidas dos clientes.

Engajamento

Esse recurso do Instagram também é um excelente meio para gerar engajamento. Os usuários podem mandar mensagens por direct, responder enquetes, clicar em links, entre outras ações. Dessa forma, eles não ficam presos ao tradicional “curtir e comentar” — há muitas possibilidades.

Alcance

De 2015 para cá, o crescimento de usuários brasileiros no Instagram tem sido maior que no resto do mundo. Todos os anos, mais pessoas conhecem a rede social e, assim, ela está se tornando a preferida de muitos.  

Como se não bastasse essa popularidade, a função História se tornou uma tendência no mundo digital. Tanto que outros canais sociais, como o Facebook e WhatsApp, também implementaram esse recurso em suas plataformas. Logo, se você quer atingir um público grande, o Instagram Stories é o ideal.

Quais práticas são indicadas para conseguir bons resultados?

Dê dicas rápidas

Passar conteúdos de valor é uma das melhores formas de cativar os seguidores e conquistar autoridade. Por meio de vídeos curtos, você consegue passar dicas rápidas que prendam a atenção dos espectadores e façam com que eles voltem sempre para aprender mais.  

Use Hashtags

As hashtags são muito utilizadas no Instagram — e não é por menos. Por meio delas, você consegue ser encontrado pelo público-alvo com facilidade. Se você vende óculos de sol e insere a hashtag #ray-ban, é provável que alguém que esteja pesquisando modelos dessa marca caia no perfil da sua loja.

Insira CTAs nos conteúdos promocionais

Agora, se você quer converter um seguidor em lead ou cliente, a saída ideal é incluir um CTA que direciona o usuário para uma landing page. Caso você tenha mais de 10 mil seguidores, basta incluir um link na própria publicação — o famoso “Ver mais”. Do contrário, será necessário pedir que eles entrem em sua bio.  

Faça anúncios patrocinados

Você pode muito bem utilizar suas redes sociais e não gastar um centavo sequer. Contudo, saiba que o alcance das suas publicações será menor comparado aos anúncios patrocinados. Por isso, é recomendável investir nesse tipo de anúncio.

Ignorar estratégias de vídeos nos dias atuais pode custar caro para as marcas. Hoje, com o advento da internet banda larga e plataformas de streaming, o público tem consumido cada vez mais conteúdos audiovisuais. Sendo assim, não é difícil entendermos o sucesso do Instagram Stories para empresas.

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